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sexta-feira, 19 de junho de 2009

Projeto Soletranto

Prefeitura Municipal de Rio Verde – Goiás
Secretária Municipal de Educação - SEME
Superintendência de Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano
Departamento de Apoio Pedagógico


Projeto Soletrando


I – Dados de Identificação

Escola: EMEF “Domingos Moni”
Endereço: Rua Travessa 01 n. º 200 Qd 21 Bairro: Santo Agostinho.
Telefone: (64)612-7225 Cidade: Rio Verde - Goiás
Turno: Matutino e Vespertino Série: 6º, 7º, 8º, e 9º Turma: “A” “B” “C” “D” e “E”.
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professoras: Rogéria Campos Ramos
Luciana Alves Maia Martins
Ione Furtado da Silva
Cristiane Vilela e Moraes
Lucibélia da Cunha Nascimento
Diretora: Ana Ester de Oliveira Araújo
Coordenadoras de Apoio e Sucesso do Aluno: Fátima Sueli Silveira Sales Silva
Rosimeire da Silva Sousa
Coordenadoras Pedagógicas: Ivany Alves Couto Lacerda
Neuza Cabral Silva

Ano: 2008

II – Duração:
Bimestre: 2ª
Início: 19/05/2008 Término: 23/06/2008


III – Justificativa:

A razão do projeto é fazer com que os alunos sanem as dificuldades em relação ás orientações ortográficas.
A realização desse projeto é importante, pois proporciona aos educadores uma imersão no mundo da ortografia oferecendo condições para que ela se torne efetivamente uma prática onde os alunos possam empregar fixar e ampliar essas estruturas lingüísticas em diversas situações da comunicação oral e escrita.

IV – Objetivo Geral

Conscientizar o aluno de que, como tudo que é convencional, a ortografia precisa ser seguida para cumprir seu papel social. Não basta, contudo, cobrar dele um desempenho ortográfico perfeito. È preciso despertar o interesse pela maneira de representar alguns sons, a atenção para determinados fatos genéricos, o desafio, a curiosidade sobre as exceções nesse sentido, à escrita passa a ser objetivo de estudo, de reflexão e de aprendizagem.

V – Objetivos Específicos

Escrever corretamente palavras com maior complexidades ortográfica.
Dominar e fixar a grafia de palavras que apresentem certas dificuldades.
Apropriar-se das regras notacionais da língua.

VI - Conteúdo

Regras ortográficas.

VII – Atividades Metodológicas

O trabalho envolvendo a grafia das palavras vem sendo desenvolvido em todas as disciplinas, principalmente em Língua Portuguesa.
Correção de exercícios de ortografia;
Consultas em dicionário;
Pesquisa individual ou grupo para desenvolver o trabalho com a formação de palavras;
Recortes de jornais, revistas, folhetins, panfletos encaminhado os alunos a levantar hipóteses para chegar a determinadas conclusões;
Realização de inúmeros jogos;
Realização de bingos ortográficos;
Orientar o educando de como participar do projeto “soletrando”;
Busca de parcerias e apoio dos professores para o desenvolvimento das atividades.

VIII – Recursos

Alunos;
Professores;
Núcleo Gestor;
Funcionários;
Pátio da escola;
Som;
Matéria (folhas chamex);
Premiação surpresa.


X - Avaliação

Participação do aluno;
Observação do professor;
Comentários dos funcionários;
Auto avaliação.

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